Pular para o conteúdo principal

Cronograma capilar - O que é? Qual a função? Quem pode fazer? Como funciona ? Como fazer? O que precisa?

Oi amores, tudo bom?

Quem é por dentro das novidades sobre cabelo provavelmente já viu alguém falando sobre cronograma capilar. Se vocês já acompanham o blog a um tempo sabem que eu  entendo e  sou muito entendida quando o assunto é cabelo,Ultimamente eu tenho pesquisado MUITO sobre, e consequentemente, tenho adorado cuidar  do meu próprio cabelo. Estava conversando com minha prima esses dias e entrei no assunto "cronograma capilar". Ela sabe muita coisa sobre porque ela faz e pesquisa já a bastante tempo, e depois de ver muitas coisas na internet eu resolvi fazer também. Quero muito compartilhar tudo com vocês, por tanto, teremos muitos posts sobre cabelo. MAS, antes de começar a mostrar a vocês como eu estou fazendo esse processo resolvi fazer esse post bemmmm explicadinho pra quem não sabe nem o que é cronograma capilar, muito menos como faz. Então chega de blá blá blá e confiram o post!

• O que é? Para manter os nossos cabelos saudáveis, precisamos de três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. O cronograma capilar é, basicamente, fazer uma agenda com esses cuidados de acordo com as suas necessidades, para que os fios tenham todos os nutrientes que precisam.

• Qual a função? Recuperar os fios e mantê-los sempre com vida.

• Quem pode fazer? Qualquer pessoa pode fazer, em qualquer tipo de cabelo pode ser feito o cronograma capilar.

 Como funciona? Antes de tudo vocês precisam saber do que seu cabelo mais precisa, se é de hidratação, nutrição ou reconstrução. E pra saber é só vocês fazerem o teste de porosidade que nada mais é que vocês pegarem um fio do seu cabelo e colocar dentro de um copo cheio de água e observar o seguinte:



• Como fazer? Se vocês fizeram o teste de porosidade que mostrei anteriormente é só vocês montarem o seu cronograma de acordo com suas necessidades. Para montar seu cronograma vocês tem que ter em mente que seu cabelo precisa ser lavado 3x na semana e entre uma etapa e outra do cronograma vocês tem que deixar no mínimo um intervalo de 48hrs. Agora é só montar sua agenda de cronograma aumentando a quantidade da etapa que seu cabelo acusou que precisa no teste anterior.

Obs: Tem muitos cronogramas capilares prontos na internet, caso vocês não queiram fazer o teste de porosidade, vocês podem observar a imagem abaixo e verem em qual tabela seu cabelo se encaixa! 




• O que precisa? Basicamente de shampoo e condicionador normal e uma máscara para cada etapa, ou seja, uma máscara para hidratação, uma máscara para nutrição e uma máscara para reconstrução.

Agora que vocês já sabem direitinho todo o processo do cronograma capilar, vou falar mais detalhadamente sobre cada etapa: hidrataçãonutrição e reconstrução!

Hidratação | Responsável por fazer a reposição hídrica (água) na fibra capilar.

> Extratos vegetais (plantas ou frutos);
- Pantenol;
- Glicerina;
- Aloe Vera;
- Silicones;
- Vitaminas;
- Mel e açúcares;
- Colágeno;
- Proteínas hidrolisadas de milho, arroz, soja ou seda.


Função da hidratação: trazer o efeito de maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelos.

Nutrição | Responsável por fazer a reposição lipídica (oleosidade) na fibra capilar. 

> Óleos vegetais (óleo de argan, girassol, macadâmia, monöi, ujon, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva);
- Manteigas vegetais (karité, cupuaçu, murumuru, cacau, abacate);
- Ceramidas;
- Proteínas hidrolisadas;
- Tutano.

Função da nutrição: trazer o efeito de sedosidade e brilho para os cabelos, além de eliminar o frizz e dar peso aos fios.

Reconstrução | Responsável por fazer a reposição de proteína na fibra capilar.

- Queratina;
- Creatina;
- Arginina;
- Cisteína;
- Colágeno;
- Proteína hidrolisada do trigo;
- Aminoácidos.

Função da reconstrução: fechar a cutícula e procura repor parte do córtex perdido dos fios.

E é isso meus amores, isso é tudo que vocês precisam saber sobre o cronograma capilar! Esse mês ainda vai ter um post falando mais sobre meu cabelo, as mudanças, projetos, enfim, muita coisa e também vai ter post falando mais detalhadamente sobre o MEU cronograma.
Beijos ;*

Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Super amei o seu post, bem explicativo a questão do cronograma capilar, quero fazer no meu, mas antes vou fazer o teste de porosidade 😘

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Eu adorei o post :D vejo muitas meninas fazendo cronograma capilar e adoro ler as dicas.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Post super completo e informativo sobre cronograma capilar. Eu faço e os resultados sao muito bons!

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus a genética foi generosa com os meus cabelos! Não tenho MT trabalho com eles, shampoo e condicionador bastam! Rs Apesar disso, reconheço que as tuas dicas são super válidas! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom saber mais sobre o cronograma capilar que é um tratamento bom para os cabelos, e que traz excelentes resultados, ótimo o seu post falando do cronograma capilar, com certeza ajudou muito pra quem tinha dúvidas bjs.

    ResponderExcluir
  6. Cronograma capilar é vida para o cabelo. Adorei seu POST, bem explicado como funciona o cronograma e suas etapas e como identificar o problema do cabelo. Realmente os resultados são maravilhosos quando seguimos direitinho. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Interessante demais a informação, muito obrigado. Haveria algum tipo de alimentação que ajudaria em algum dos casos?

    ResponderExcluir
  8. ual, não sabia desse teste ainda. Vou fazer pra vê o que esta faltando no meu cabelo, que está o ó rsrsrsrs

    Nunca fiz um cronograma capilar, mas morro de vontade.

    beijos
    maisumbeijo.com

    ResponderExcluir
  9. Amei o post, super explicativo, eu tinha algumas dúvidas sobre cronograma capilar, e você com esse post me ajudou muito a entender mais sobre o assunto, sucesso! 😘

    https://papodedelicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. O post que eu estava precisando, meu pobre cabelinho tá um lixo. Já até salvei aqui para tomar como referência, amei o post!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. O post está super explicativo, tirou todas as minhas dúvidas sobre cronograma capilar. Fiz o teste e preciso de hidratação, vou já preparar meu cronograma!

    ResponderExcluir
  12. Amei o post e olha, esse teste de porosidade funciona mesmo. Já fiz e é ótimo pra te dar uma dica do que o seu cabelo está precisando!

    ResponderExcluir
  13. O post está super explicativo, tirou as minhas dúvidas sobre o cronograma capilar. Vou já me organizar pra fazer, fiz o teste e vi que meu cabelo precisa de hidratação.

    ResponderExcluir
  14. Faço cronograma e meu cabelo é outro desde comecei,amei o post super claro e explicativo.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Apesar de não ser muito chegada nesses cuidados, achei seu post muito bem feito. Minhas amigas adoram esse cronograma, vou repassar pra elas as suas explicações. Se bem que, do jeito que elas são, capaz de já saberem de tudo isso hauahaua' mas não me lembro de elas terem feito testes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá!Adorei a explicação com a questão do cronograma capilar,realmente me tirou muitas dúvidas,será de grande ajuda para fazer o cronograma.
    Excelente,as dicas e explicações!Bjss

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Adoro esses cronogramas, sigo no meu cabelo e tenho visto resultados, ele anda crescendo bastante e está sempre com brilho. ótima dica!

    beijos!

    ResponderExcluir
  18. Que post maravilhoso bem explicado , eu já sigo um cronograma capilar realmente ele ajuda muito no desenvolvimento do cabelo

    ResponderExcluir
  19. Olá tudo bem?
    Olha, amei seu post, super esclarecedor, ótimas as dicas, sucesso!

    ResponderExcluir
  20. Eu amo Cronograma Capilar , antes da minha transição capilar nem sabia o que era mais fui vendo como funcionava e pronto , me ajudou e muito passar pela transição e me ajuda até agora .

    https://gabbyteensilva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amei seu post que está super completo com todas explicações sobre o cronograma capilar.
    Achei muito legal esse teste de porosidade e vou fazer, aproveitei para copiar a sua tabela do cronograma.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  22. Cronograma capilar é a programação, é a solução para o nosso cabelo, falta de maciez, brilho e movimento, a manutenção deixa o cabelo saudável por mais tempo.

    ResponderExcluir
  23. Adorei,esse teste de afundar e boiar nunca tinha ouvido falar e já to indo fazer meu teste.

    ResponderExcluir
  24. Oi Katti, tudo bem?

    Esse é um dos posts mais completos sobre o assunto que já vi e simplesmente adorei, pois tinha algumas dúvidas sobre o cronograma capilar que foram tiradas neste post. Anotei as dicas e vou começar o meu cronograma em breve. Amei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Só fiz cronograma uma vez e gostei do resultado, mas usei um app para me ajudar. Sobre o teste, a ideia que tenho é que nunca nosso cabelo esta bom.rs.Adorei o post.

    ResponderExcluir
  26. Simplesmente sensacional! Eu nunca tinha visto uma explicação tão boa sobre cronograma capilar e confesso que você me tirou várias dúvidas. Vou fazer o teste de porosidade o quanto antes. Arrasou com esse post, amei tudo

    ResponderExcluir
  27. Amei seu post. Também estou fazendo cronograma. Muito bom ver o resultado com nossos cuidados. Bjss

    ResponderExcluir
  28. Muito bom esse post com o cronograma capilar. Fiquei curioso e vou fazer o teste, afinal nem tenho ideia do que meu cabelo mais precisa. Confesso que geralmente compro produtos pelo cheiro srsrs Não me condenem! Tenho certeza que vou aprender muito por aqui.

    ResponderExcluir
  29. Gostei da sua maneira de abordagem sobre o cronograma capilar. Ja li em outros sites um pouco sobre o assunto mais as dicas de hidratações ficou muito boa. Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Faça seu cabelo crescer com água de arroz

Se você não tem verba pra comprar o queridinho Luminous que te atazana todo dia com propaganda de meninas que ficaram com os  cabelos enormes  após utilizarem o produto (o danado deve funcionar mesmo), euzinha aqui tem uma solução pra você:  Água de arroz!  Eu desconfio muito dessas receitas caseiras de fazer o  cabelo crescer , e é por isso que eu pesquiso muito antes de indicar qualquer tipo de coisa pra vocês. Falando nisso, depois do post de  inversão capilar ,  eu adotei o processo na hora de passar shampoo, e tento fazer o esqueminha completo 1x por semana pelo menos, e só de fazer os movimentos que ativam a circulação, percebi uma ótima evolução, tanto que a parte loira do meu cabelo está quase na metade da cabeça!  Você pode gostar de:   6 dicas testadas (e aprovadas!) pra fazer o seu cabelo crescer mais rápido Sem mais delongas, vamos falar sobre como que a bendita  água de arroz  vai fazer os seus fios darem uma de Leo Stronda E CRESCEREM MONSTROS. A  prim

Terapias Alternativas Para Todos

  A grande maioria das terapias alternativas já possuem seus princípios de ação catalogados por seus organizadores e teóricos. Estes incluem diferentes formas de acesso e modo que podemos diferenciá-las. (Veja mais em  Portal Brasil ) A pratica da medicina natural tem sido amplamente utilizada pelos brasileiros nos últimos anos. A grande busca é curar doenças naturalmente e obter mais energia vital com ajuda da “mãe natureza”. A naturopatia possui uma abordagem holística e geralmente não utiliza drogas sintéticas ou cirurgia. Terapias Alternativas Naturais Para os naturopatas, o melhor para nossa saúde é prevenir doenças através da diminuição do stress, adoção de uma boa dieta e mudança de estilo de vida. Rejeitando drogas sintéticas e medicamentosas que muitas vezes causa vícios e dependência para se mantiver com “boa saúde”.    Essas terapias alternativas naturais se dividem em alguns grupos de tratamentos. As terapias que utilizam uso interno de substâncias de origem vegetal, animal

COMO CUIDAR DO CABELO EM CASA E DEIXAR COM EFEITO DE SALÃO

Ir ao salão para cuidar dos cabelos nem sempre é possível. Demanda tempo e dinheiro, podendo, muitas vezes não ser acessível. No entanto, é possível encontrar produtos nas prateleiras de perfumarias e lojas de cosméticos que podem ser utilizados em casa, dando o mesmo efeito do salão às madeixas. As novidades da indústria cosmética não param e a cada dia surge um lançamento que se adapta aos mais diversos fios, sendo essa a primeira etapa para bons resultados. Cada detalhe pode fazer diferença no efeito de um produto, como o tempo de ação e até a forma de aplicar. O primeiro passo é escolher os produtos específicos para o tipo do cabelo. "Cabelos ressecados precisam de produtos hidratantes, já os danificados precisam de reconstrução", explica Lidiane Cotta, distribuidora da Vitiss Cosméticos em Pernambuco. A reconstrução ajuda os fios elásticos ou quimicamente tratados a se recuperarem. Todo o processo de cuidado capilar se inicia na lavagem. Por iss