Pular para o conteúdo principal

GLICERINA NO CABELO: AS MELHORES FORMAS DE USAR

A glicerina é uma substância umectante e lubrificante, que nos cabelos possui função hidratante, já que “puxa” a umidade do ar para os fios, além de ajudar a reter essa umidade.
E é aqui que mora o problema, porque seu resultado está diretamente ligado a umidade. Assim, se a umidade relativa do ar está alta, ela vai “puxar” essa umidade para o seu cabelo.
Mas, se a umidade estiver baixa, ou, como se diz por aqui, “se o tempo estiver seco”, ela vai fazer o oposto, “roubando” a umidade do cabelo e jogando para o ambiente. Isso significa o que? Cabelo desidratado!
É por esse motivo que eu, que moro num lugar super seco, só uso a glicerina diluída em água ou em produtos que contenham água (máscaras, condicionadores, etc), porque, na prática, já percebi que isso ajuda.

O QUE A GLICERINA LÍQUIDA FAZ NO CABELO?

Acho importante que vocês saibam exatamente o que esperar da glicerina, porque a única coisa que ela faz é ajudar na reposição hídrica. Ela não vai “tratar” o cabelo, ela irá apenas “repor a água”, e é por isso que fiz a ressalva, na hidratação de glicerina, que ela não deveria ser usada de forma isolada (apenas ela, e com muita frequência), já que o cabelo precisa de nutrientes que ela não oferece.
E como ela é um excelente umectante, deixa o cabelo mais hidratado e macio, repondo essa umidade de forma eficiente e barata. Mas, seu efeito é ainda melhor quando os fios são selados após o uso, e isso vale pra qualquer máscara hidratante, aliás.
Se a gente não sela os fios após a hidratação, sobretudo quando o cabelo está mais poroso e danificado, a água vai evaporar mais facilmente do córtex. E quando falo de selar tô falando de usar um finalizador de pH mais baixo (mas não muito!), porque além de formar uma película de proteção que reduz a perda hídrica, ele reequilibra o pH dos fios.

COMO USAR GLICERINA NO CABELO: COM OU SEM TOUCA?

Já tive muitas dúvidas sobre a necessidade do uso da touca quando aplico glicerina no cabelo, e hoje prefiro usar. Uso, inclusive, quando aplico alguma máscara hidratante que contenha glicerina (quase todas), porque se o clima estiver muito seco, não abafar os fios com uma touca pode causar um resultado oposto ao esperado.
Acredito que a grande maioria das máscaras sejam formuladas de forma equilibrada, com tecnologias que dispensem o uso da touca. Mas, abafar os fios com a touca, ou mesmo com toalhas umedecidas, potencializa o efeito das máscaras, então é melhor usar, né?
E uma dica boa, principalmente para quem mora em locais mais quentes, é, após aplicar a máscara ou a misturinha com glicerina, borrifar um pouco de água dentro da touca antes de colocá-la sobre os fios

GLICERINA PARA CABELO: SEMPRE FUNCIONA?

A princípio sim, mas os resultados vão depender da umidade do ambiente, do clima e da diluição em água, então é preciso achar o jeito que mais funcione para o seu cabelo. Ou seja, tem que testar!
Quanto mais ressecado estiver o seu cabelo, maior deve ser o cuidado no uso da glicerina em relação a umidade. O ideal é sempre usar uma touca pra abafar os fios, exceto quando a umidade estiver bastante alta.
Quando ao cabelo poroso, é fato que esse tipo de cabelo absorve água com mais facilidade, e que o excesso pode causar saturação, mas essa saturação é momentânea, já que, apesar de absorver mais água, o cabelo poroso não é capaz de mantê-la.
O ideal, aqui, é usar a glicerina com máscaras ricas em ceramidas ou outras substâncias que ajudem a combater a porosidade.

FORMAS DE USAR GLICERINA NO CABELO

Existem muitas formas de usar glicerina no cabelo, e vou mostrar as minhas preferidas, tá?

1. HIDRATAÇÃO COM GLICERINA

A hidratação de glicerina é super fácil, pode ser feita com qualquer máscara hidratante que você tenha em casa, e deixa os fios muito mais macios.

2. MISTURINHA HIDRATANTE

A misturinha hidratante leva, além de uma máscara hidratante qualquer que você tenha em casa, glicerina e Bepantol (ou genéricos), e é do tipo que “derrete” o cabelo. Pra fazer e amar! 

3. MÁSCARA DESMAIA CABELO CASEIRA

Essa máscara é puro poder, lá no canal todo mundo que fez comentou que amou, e eu amo também! São poucos ingredientes, tudo coisa barata, e um resultado super bom! 

4. PARA POTENCIALIZAR MÁSCARAS,  AMPOLAS  E CREMES DE PENTEAR 

O produto não está entregando o resultado que você espera? Potencializa com glicerina, menina! Já mostrei tudinho aqui no blog, ó:
  • Glicerina para potencializar máscaras
  • Como potencializar suas ampolas de cabelo
  • Como potencializar leave-in e creme de pentear

5. HIDRATAÇÃO DE LEITE DE COCO

Eu sei que parece aquele tipo de coisa que a gente diz que nunca vai usar, mas, vai por mim, a coisa funciona, e funciona mesmo! Hidrata e nutre que é uma beleza, e sem gastar quase nada! 
Essas são as formas que mais gosto de usar a glicerina no cabelo, mas existem muitas outras, viu? Agora, conta aí, qual a sua forma preferida?
Beijos, Kati♥
Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒https://www.facebook.com/kaahmakeup

Comentários

  1. A glicerina é uma opção que ainda não uso para o meu cabelo. Mas eu acho interessante. :)

    ResponderExcluir
  2. Vou avisar para minha esposa sobre estas dicas, quero ela sempre linda, e cheirosa valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, eu desconhecia esta forma de uso da Glicerina, não imaginava que se podia usá-la como produto para o cabelo. Adorei mais essa descoberta. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Não sabia dessas informações tão detalhadas e amei. Já está na listinha de coisas a comprar.

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia muitas coisas sobre o uso de glicerina no cabelo, certamente vou tentar um dia experimentar no meu aqui

    ResponderExcluir
  6. Oi Katti, tudo bem?

    Sempre tive muitas dúvidas em relação a como usar a glicerina nos cabelos, então esse post foi bem esclarecedor e me fez ver algumas formas de usar, como usar e a frequência também. Parabéns! Espero que traga mais posts informativos assim, com certeza irá ajudar muitas pessoas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. E eu que nem sabia que podia usar glicerina no cabelo meu deus! achava que isso era só pro rosto!
    Achei essas dicas super uteis, acho que vou tentar usar qualquer dia desses! Posta mais coisas assim, é super legal de ver, ajuda bastante!!

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Nossa, muito bom saber dessas informações, moro em uma cidade onde o índice de unidades é alarmante de tão baixo durante a maior parte do ano então esse tipo de tratamento não é assim tão indicado.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Não sabia que glicerina era bom pra repor a água do cabelo. Por mais que ela faça "apenas" isso, acho que é algo importante para manter os fios saudáveis!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Faça seu cabelo crescer com água de arroz

Se você não tem verba pra comprar o queridinho Luminous que te atazana todo dia com propaganda de meninas que ficaram com os  cabelos enormes  após utilizarem o produto (o danado deve funcionar mesmo), euzinha aqui tem uma solução pra você:  Água de arroz!  Eu desconfio muito dessas receitas caseiras de fazer o  cabelo crescer , e é por isso que eu pesquiso muito antes de indicar qualquer tipo de coisa pra vocês. Falando nisso, depois do post de  inversão capilar ,  eu adotei o processo na hora de passar shampoo, e tento fazer o esqueminha completo 1x por semana pelo menos, e só de fazer os movimentos que ativam a circulação, percebi uma ótima evolução, tanto que a parte loira do meu cabelo está quase na metade da cabeça!  Você pode gostar de:   6 dicas testadas (e aprovadas!) pra fazer o seu cabelo crescer mais rápido Sem mais delongas, vamos falar sobre como que a bendita  água de arroz  vai fazer os seus fios darem uma de Leo Stronda E CRESCEREM MONSTROS. A  prim

Terapias Alternativas Para Todos

  A grande maioria das terapias alternativas já possuem seus princípios de ação catalogados por seus organizadores e teóricos. Estes incluem diferentes formas de acesso e modo que podemos diferenciá-las. (Veja mais em  Portal Brasil ) A pratica da medicina natural tem sido amplamente utilizada pelos brasileiros nos últimos anos. A grande busca é curar doenças naturalmente e obter mais energia vital com ajuda da “mãe natureza”. A naturopatia possui uma abordagem holística e geralmente não utiliza drogas sintéticas ou cirurgia. Terapias Alternativas Naturais Para os naturopatas, o melhor para nossa saúde é prevenir doenças através da diminuição do stress, adoção de uma boa dieta e mudança de estilo de vida. Rejeitando drogas sintéticas e medicamentosas que muitas vezes causa vícios e dependência para se mantiver com “boa saúde”.    Essas terapias alternativas naturais se dividem em alguns grupos de tratamentos. As terapias que utilizam uso interno de substâncias de origem vegetal, animal

COMO CUIDAR DO CABELO EM CASA E DEIXAR COM EFEITO DE SALÃO

Ir ao salão para cuidar dos cabelos nem sempre é possível. Demanda tempo e dinheiro, podendo, muitas vezes não ser acessível. No entanto, é possível encontrar produtos nas prateleiras de perfumarias e lojas de cosméticos que podem ser utilizados em casa, dando o mesmo efeito do salão às madeixas. As novidades da indústria cosmética não param e a cada dia surge um lançamento que se adapta aos mais diversos fios, sendo essa a primeira etapa para bons resultados. Cada detalhe pode fazer diferença no efeito de um produto, como o tempo de ação e até a forma de aplicar. O primeiro passo é escolher os produtos específicos para o tipo do cabelo. "Cabelos ressecados precisam de produtos hidratantes, já os danificados precisam de reconstrução", explica Lidiane Cotta, distribuidora da Vitiss Cosméticos em Pernambuco. A reconstrução ajuda os fios elásticos ou quimicamente tratados a se recuperarem. Todo o processo de cuidado capilar se inicia na lavagem. Por iss