Pular para o conteúdo principal

Maquiagem para iniciantes:Aprenda a fazer o contorno do rosto



BELEZA,  MAQUIAGEM

Maquiagem para iniciantes: como fazer o contorno do rosto


Depois que passei a fazer lives sobre maquiagem na minha página do facebook, recebi muitos pedidos para falar mais sobre contorno do rosto na maquiagem, então resolvi escrever esse post com tudo o que eu sei sobre o assunto e – principalmente – com imagens que vão tornar tudo mais fácil.

O que é e pra que serve o contorno na maquiagem?

O contorno do rosto, também conhecido como técnica de luz e sombra foi popularizado por Kim Kardashian e revolucionou a forma com que nos maquiamos. Se maquiadores já usavam a técnica muito antes americana, foi com ela que aprendemos a fazer a técnica em casa e usá-la na automaquiagem.
A técnica de contorno (e iluminação) nada mais é do que utilizar produtos para o rosto mais escuros e mais claros do que o tom da sua pele, com o objetivo de disfarçar e enaltecer detalhes do rosto.
Ótimos exemplos são as marcações abaixo das bochechas, que afinam o rosto e o contorno do nariz, que pode afiná-lo e mudar o seu formato.Como fazer o contorno do rosto Apesar de parecer difícil, a técnica não é um bicho de sete cabeças. É necessária uma observação minuciosa do rosto pra entender o seu formato e as áreas que você quer corrigir.Pra facilitar, dividi as dicas por formato de rosto, mas não se apegue apenas a elas. Mais pro final do post, darei dicas extras que vão fazer toda a diferença.

Rosto coração/ triângulo invertido

Esse formato de rosto tem a linha da testa mais larga que o maxilar e o queijo protuberante. A dica é usar o pó escuro nas laterais da testa buscando equilibrar com a parte de baixo do rosto, assim como no queijo e abaixo das maçãs.

Rosto quadrado e retangular

São rostos com linhas marcantes, com a testa e maxilar amplos. Os quadrados possuem altura e largura semelhante, enquanto os retangulares são mais alongados.
Nesse caso a dica é escurecer as laterais da testa e do maxilar.

Rosto redondo

O rosto redondo não possui ângulos definidos, é mais largo nas maçãs do rosto e nas bochechas e as linhas da testa e maxilar são arredondadas.
A ideia para esse tipo de rosto é afiná-lo e faze-lo parecer mais comprido, usando o contorno em toda a lateral do rosto.

Rosto oval

A característica principal desse tipo de rosto é o seu formato alongado, com as maçãs do rosto sutilmente mais largas do que a testa e o maxilar.
A dica é usar o produto escuro não só nas laterais do rosto, abaixo das bochechas, mas também testa e no queixo, evitando que o rosto parece muito longo e fino.

Rosto triangular

Possui a parte de cima do rosto (testa) mais estreita e a de baixo (maxilar) mais larga. A dica é usar o contorno nas laterais do maxilar e apenas no topo da testa.

Mais dicas:

Apesar de o formato do rosto ajudar bastante na hora de fazer as correções, não é apenas nisso que devemos pensar.
A lógica do contorno é bem simples: tudo o que estiver mais escuro diminuirá, parecerá mais fino, por isso usamos sempre abaixo das bochechas, com o intuito de criar aquelas “entradas” estilo Angelina Jolie, que dão a aparência de um rosto mais magro.
Esse tipo de contorno só não é indicado pra quem tem o rosto muito longo e fino, pois a intenção nesse caso não seria afinar. Pra esse tipo de rosto, uma dica legal é usar o escuro no topo da testa e na base do queixo. Quais produtos usar?A escolha do produto para fazer o contorno do rosto é bem pessoal. Você pode fazer com corretivo ou base mais escuras do que o tom da sua pele, produtos em pó ou até mesmo bastões específicos para contorno.

Gosto muito dos bastões para fazer a “parte cremosa” do contorno quando vou fazer uma maquiagem mais elaborada, na qual uso esse produto na primeira fase e depois passo o contorno em pó por cima na finalização.
Quando quero uma maquiagem mais simples, uso apenas o produto em pó, que acho mais fácil de aplicar e tem resultado bom.
Pra quem é iniciante na técnica, não indico o uso de corretivos, porque geralmente são bem pigmentados e podem ser difíceis de espalhar.
Espero que tenham gostado do post. Pra não ficar muito longo vamos abordar as dicas específicas para nariz e olhos em outro post, certo? <3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça seu cabelo crescer com água de arroz

Se você não tem verba pra comprar o queridinho Luminous que te atazana todo dia com propaganda de meninas que ficaram com os  cabelos enormes  após utilizarem o produto (o danado deve funcionar mesmo), euzinha aqui tem uma solução pra você:  Água de arroz!  Eu desconfio muito dessas receitas caseiras de fazer o  cabelo crescer , e é por isso que eu pesquiso muito antes de indicar qualquer tipo de coisa pra vocês. Falando nisso, depois do post de  inversão capilar ,  eu adotei o processo na hora de passar shampoo, e tento fazer o esqueminha completo 1x por semana pelo menos, e só de fazer os movimentos que ativam a circulação, percebi uma ótima evolução, tanto que a parte loira do meu cabelo está quase na metade da cabeça!  Você pode gostar de:   6 dicas testadas (e aprovadas!) pra fazer o seu cabelo crescer mais rápido Sem mais delongas, vamos falar sobre como que a bendita  água de arroz  vai fazer os seus fios darem uma de Leo Stronda E CRESCEREM MONSTROS. A  prim

Terapias Alternativas Para Todos

  A grande maioria das terapias alternativas já possuem seus princípios de ação catalogados por seus organizadores e teóricos. Estes incluem diferentes formas de acesso e modo que podemos diferenciá-las. (Veja mais em  Portal Brasil ) A pratica da medicina natural tem sido amplamente utilizada pelos brasileiros nos últimos anos. A grande busca é curar doenças naturalmente e obter mais energia vital com ajuda da “mãe natureza”. A naturopatia possui uma abordagem holística e geralmente não utiliza drogas sintéticas ou cirurgia. Terapias Alternativas Naturais Para os naturopatas, o melhor para nossa saúde é prevenir doenças através da diminuição do stress, adoção de uma boa dieta e mudança de estilo de vida. Rejeitando drogas sintéticas e medicamentosas que muitas vezes causa vícios e dependência para se mantiver com “boa saúde”.    Essas terapias alternativas naturais se dividem em alguns grupos de tratamentos. As terapias que utilizam uso interno de substâncias de origem vegetal, animal

COMO CUIDAR DO CABELO EM CASA E DEIXAR COM EFEITO DE SALÃO

Ir ao salão para cuidar dos cabelos nem sempre é possível. Demanda tempo e dinheiro, podendo, muitas vezes não ser acessível. No entanto, é possível encontrar produtos nas prateleiras de perfumarias e lojas de cosméticos que podem ser utilizados em casa, dando o mesmo efeito do salão às madeixas. As novidades da indústria cosmética não param e a cada dia surge um lançamento que se adapta aos mais diversos fios, sendo essa a primeira etapa para bons resultados. Cada detalhe pode fazer diferença no efeito de um produto, como o tempo de ação e até a forma de aplicar. O primeiro passo é escolher os produtos específicos para o tipo do cabelo. "Cabelos ressecados precisam de produtos hidratantes, já os danificados precisam de reconstrução", explica Lidiane Cotta, distribuidora da Vitiss Cosméticos em Pernambuco. A reconstrução ajuda os fios elásticos ou quimicamente tratados a se recuperarem. Todo o processo de cuidado capilar se inicia na lavagem. Por iss