Pular para o conteúdo principal

10 Dicas Para Usar Chapinha Sem Danificar Seus Cabelos

Um dos benefícios de ter cabelos cacheados é poder variar entre cachos ou fios lisos. Não é porque estamos cada vez mais empoderadas com nossos cachos que temos que abolir a chapinha e o secador para alisar o cabelo e mudar o penteado às vezes.

10 Dicas para Evitar que a Chapinha Danifique o Cabelo

Algumas meninas que estão em transição ainda usam a chapinha para poder suportar esta fase difícil. Mas já sabemos que cabelos cacheados são sensíveis e o excesso de calor pode danificar muito os fios.

Então vamos ver algumas dicas para reduzir ao máximo esses possíveis danos. Essas dicas valem para todo mundo que usa chapinha, hábitos simples que farão toda a diferença na saúde e beleza do seu cabelo.

#1 NUNCA USE CHAPINHA NO CABELO MOLHADO OU ÚMIDO

É necessário que os fios estejam completamente secos antes de usar a chapinha. O resultado final da chapinha não fica legal quando os cabelos ainda estão úmidos e isso pode 'cozinhar' os fios, danifica muito.

#2 NUNCA UTILIZE CHAPINHA EM ALTA TEMPERATURA

Muitas chapinhas vão até 230ºC, porém essa temperatura é indicada para uso profissional em tratamentos com queratina, por exemplo. Você pode até conseguir fazer chapinha mais rápido usando temperaturas muito altas, porém o dano ao cabelo é muito alto também. Procure ficar na faixa dos 150-180ºC. Lembre-se que o fator alisamento não é determinado por quanto o fio aquece, mas sim da forma (esticado) como ele esfria.

#3 EVITE USAR CHAPINHA EM TEMPERATURAS MUITO BAIXAS

Se usar a chapinha em temperaturas muito baixas vai ser necessário passar ela inúmeras vezes em cada mecha até que fiquem lisas, o que pode causar dano e você perde um tempão. O melhor é manter temperaturas médias. Geralmente cabelos finos alisam em temperaturas menores que cabelos grossos, use o bom senso sempre.

#4 USE PROTETOR TÉRMICO

Mesmo usando a temperatura certa é fundamental passar um bom protetor térmico no cabelo. Ainda com o cabelo úmido, aplique um protetor térmico para formar uma barreira de proteção contra o calor. Evita a degradação e a desidratação do cabelo.

Fiz uma lista com 20 protetores térmicos ótimos (todos liberados para low poo), vale a pena conferir. Tem com diversos preços e para diferentes tipos de cabelo!

#5 UTILIZE MOUSSE OU DEFRIZANTE

Ás vezes gosto de ondular o cabelo com a chapinha, para isso é legal usar um mousse que vai proteger e manter os fios no formato desejado. Se o objetivo é fios muito lisos é interessante usar um defrizante, os fios ficam lisos com menos 'passadas de chapinha'' e mantém o efeito por mais tempo.

#6 SEPARE MECHAS PEQUENAS

Se separamos mechas muito grandes (grande quantidade de cabelo) o calor pode não chegar em todos os fios e talvez tenha que passar a chapinha muitas vezes. Ainda assim o cabelo não fica macio, sedoso e com brilho, além de danificar os fios. Sempre separe mechas finas e procure passar a chapinha o menor número de vezes possível.

#7 NÃO UTILIZE ÓLEOS OU MANTEIGAS ANTES DE USAR CHAPINHA

Nunca use óleos ou manteigas antes de chapar o cabelo, isso pode 'fritar' os fios causando um dano gigantesco e muitas vezes irreversível. Se quiser usar óleo finalizador, aplique após a chapinha e no cabelo já frio.

#8 LIMPE SUA CHAPINHA COM FREQUÊNCIA

Os produtos de cabelo podem ir se acumulando na chapinha e isso pode sim causar danos ao cabelo. Limpe a chapinha, desligada e completamente fria, com um pano com água norma ou álcool. Pode usar um cotonete para limpar espaços pequeno

#9 CUIDADO COM CHAPINHAS ANTIGAS

Com o tempo as chapinhas podem ficar defeituosas. Podem parar de regular a temperatura, distribuir o calor de forma desigual na placa... Avalie sua chapinha antes de usar, às vezes está na hora de trocar por uma mais moderna e isso pode fazer toda a diferença na saúde do cabelo.

#10 MANTENHA UMA ROTINA DE CUIDADOS COM O CABELO

Apesar de seguir na linha todas essas dicas, é fundamental seguir um cronograma capilar. O cabelo precisa repor hidratação, nutrição e reconstrução que perde diariamente, ainda mais usando chapinha. Aqui tem tudo explicadinho como fazer o cronograma capilar e neste outro post tem um cronograma capilar com receitas caseiras para o cabelo crescer rápido. Viu só, á possível manter o cabelo saudável usando chapinha!


Sigam nossas Redes Sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CUIDAR DO CABELO EM CASA E DEIXAR COM EFEITO DE SALÃO

Ir ao salão para cuidar dos cabelos nem sempre é possível. Demanda tempo e dinheiro, podendo, muitas vezes não ser acessível. No entanto, é possível encontrar produtos nas prateleiras de perfumarias e lojas de cosméticos que podem ser utilizados em casa, dando o mesmo efeito do salão às madeixas. As novidades da indústria cosmética não param e a cada dia surge um lançamento que se adapta aos mais diversos fios, sendo essa a primeira etapa para bons resultados. Cada detalhe pode fazer diferença no efeito de um produto, como o tempo de ação e até a forma de aplicar. O primeiro passo é escolher os produtos específicos para o tipo do cabelo. "Cabelos ressecados precisam de produtos hidratantes, já os danificados precisam de reconstrução", explica Lidiane Cotta, distribuidora da Vitiss Cosméticos em Pernambuco. A reconstrução ajuda os fios elásticos ou quimicamente tratados a se recuperarem. Todo o processo de cuidado capilar se inicia na lavagem. Por iss

SELAGEM NATURAL, sem Química, SUPER POTENTE e que Reconstrói os Fios

Se você quer fazer uma SELAGEM NATURAL, sem química e já optou por tratamentos conhecidos que não funcionaram, que tal realizar alternativas simples e rápidas? Existem muitas alternativas que não envolvem produtos industrializados (e caros) e que podem sim ser uma ótima dica de  como fazer uma selagem sem química . Além disso, para cabelos que precisam de redução de volume indicamos a selagem natural com mel e vinagre de maçã. Essa receita é simples, porém muito eficaz para deixar os seus cabelos mais alinhados. É possível conseguir resultados surpreendentes com esta receita caseira de selagem capilar. Este processo chamado de “selagem” é um procedimento criado no Brasil com o objetivo de fechar as cutículas dos fios, recuperar danos e deixar os fios com aspecto mais liso.Nossa receita é perfeita para você que passou por processos químicos e ficou com os cabelos ressecados ou danificados, precisando dar mais disciplina e força aos fios. Com a selagem natural de mel e vinagre de ma

Faça seu cabelo crescer com água de arroz

Se você não tem verba pra comprar o queridinho Luminous que te atazana todo dia com propaganda de meninas que ficaram com os  cabelos enormes  após utilizarem o produto (o danado deve funcionar mesmo), euzinha aqui tem uma solução pra você:  Água de arroz!  Eu desconfio muito dessas receitas caseiras de fazer o  cabelo crescer , e é por isso que eu pesquiso muito antes de indicar qualquer tipo de coisa pra vocês. Falando nisso, depois do post de  inversão capilar ,  eu adotei o processo na hora de passar shampoo, e tento fazer o esqueminha completo 1x por semana pelo menos, e só de fazer os movimentos que ativam a circulação, percebi uma ótima evolução, tanto que a parte loira do meu cabelo está quase na metade da cabeça!  Você pode gostar de:   6 dicas testadas (e aprovadas!) pra fazer o seu cabelo crescer mais rápido Sem mais delongas, vamos falar sobre como que a bendita  água de arroz  vai fazer os seus fios darem uma de Leo Stronda E CRESCEREM MONSTROS. A  prim